DIA DA NOIVA

DIA DA NOIVA

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CASAMENTOS ÉTNICOS -TRADIÇÃO E COSTUMES

NESTA GRANDE MATÉRIA, IREMOS ABORDAR OS CASAMENTOS ETNICOS,CULTURA DOS POVOS E SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES MILENARES QUE PERMANECEM ATÉ OS DIAS ATUAIS.

1 PARTE -CASAMENTO JUDAICO

É UMA DATA, DE ORAÇÃO E ATOS DE BONDADE(TSUDACA)E REFLEXÃO ESPIRITUAL.
A TRADIÇÃO DIZ QUE; NESTE DIA, DEUS PERDOA COMPLETAMENTE OS NOIVOS PELAS TRANGRESSÕES COMETIDAS NAS SUAS VIDAS,PARA QUE POSSAM COMEÇAR A VIDA DE CASADOS NUM ESTADO TOTALMENTE PURO.

MICVÊ -O BANHO RITUAL DE PURIFICAÇÃO DA ALMA E CORPO

ANTES DAS NUPCIAS,A NOIVA DEVE IMERGIR NAS AGUAS DO MICVÊ PARA UMA PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL.RECOMENDA-SE QUE NESTA DATA O NOIVO TBM SE PURIFIQUE COM O MESMO PROPÓSITO.
POR SER ESTE ,UM RITUAL MUITO COMPLEXO,AS LEIS DA RELIGIAÃO DEVEM SER ESCLARECIDAS POR UMA AUTORIDADE COMPETENTE.
ANTES DO RITUAL, O NOIVO VESTE O KITEL BRANCO POR CIMA DO SEU TERNO,PARA LEMBRAR UMA MORTALHA.
ISTO QUER DIZER, QUE O HOMEM DEVE-SE LEMBRAR QUE É MORTAL.E ESTE PENSAMENTO, O AFASTARA DOS PECADOS.SEGUNDO TRADIÇÃO JUDAICA.

TALIT

TALIT -ERA UM XALE DE ORAÇÕES, ONDE OS JUDEUS TIVERAM UMA VISÃO DE DEUS ENVOLTO NELE.POR ESTE MOTIVO NO DIA DO CASAMENTO A NOIVA PRESENTEIA SEU NOIVO COM UM TALIT.(XALE DE ORAÇÕES) E O NOIVO PRESENTEIA A NOIVA COM UM PAR DE CASTIÇAIS.


VESTIDO DA NOIVA

A NOIVA JUDAICA, SÓ USA CORES CLARAS QUE JÁ INDICA PUREZA,JÁ QUE TODOS OS PECADOS ERAM PERDOADOS NO DIA DO SEU CASAMENTO.

CABALAT PANIM-SAUDAÇÃO DOS NOIVOS

ESTA CERIMÔNIA ,É A RECEPÇÃO ONDE OS NOIVOS SÃO CUMPRIMENTADOS PELOS PARENTES E AMIGOS.
OS NOIVOS, SENTAM-SE EM LOCAIS SEPARADOS ONDE AS RECEPÇÕES SÃO TBM SEPARADAS.JÁ QUE OS NOIVOS NÃO SE VEEM HÁ UMA SEMANA.ALGUNS DEIXAM DE SE VER DESDE A NOITE DO MICVÊ.
TBM SE REALIZA, OACENDIMENTO DE VELAS DE SHABAT NA SEXTA FEIRA Á NOITE,ONDE OS NOIVOS FAZEM UMA ORAÇÃO POR TODOS AMIGOS NECESSITADOS,POIS ACREDITA-SE QUE DEUS OS OUVE NESTE MOMENTO ESPECIAL.

A RECEPÇÃO DA NOIVA
NESTE DIA, A NOIVA É HONRADA E LOUVADA,E SÃO FEITAS TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA ALEGRÁ-LA.O TALMUD, DESIGNA-LHE UM (TRONO) E INSTRUI A TODOS QUE COMPARECEREM A AGIR COMO SEU SEQUITO.
ELA FICA SENTADA, EM SEU TRONO ENQUANTO É CUMPRIMENTA PELAS CONVIDADAS,E TODOS OS PARENTES APÓS DANÇAM EM SUA HONRA.

A RECEPÇÃO DO NOIVO
EM ALGUMAS COMUNIDADES O NOIVO RECITA UM (MAAMAR :DISCURSO CLÁSSICO DE TORÁ)
NO MOMENTO, MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA O NOIVO NÃO SE ESQUECE DE TORÁ.
AS PESSOAS EM CIRCULO INTERROMPEM O NOIVO NO SEU DISCURSO.
O NOIVO, TENTA FAZER O SEU DISCURSO DE FUNDAMENTO NOS 10 MANDAMENTOS DE TORÁ,MAS COMO AS TÁBUAS FORAM QUEBRADAS,O DISCURSO DO NOIVO TBM É INTERROMPIDO.

COBRIR O ROSTO DA NOIVA

A ÚLTIMA ETAPA, DO CASAMENTO É QDO O NOIVO ACOMPANHADO DE SEUS PAIS SE DIRIGE ATÉ O LOCAL ONDE ESTÁ A NOIVA,QUE FICA AO LADO DA MÃE E DA SOGRA.
NESTE MOMENTO, OS PAIS E SOGROS E SACERDOTE COLOCAM A MÃO SOBRE A CABEÇA DA NOIVA PARA ABENÇOA-LA.

ESTE COSTUME ,DE COBRIR O ROSTO DA NOIVA LEMBRA A NOSSA MATRICARCA HIVCA EM SEU RECATO,COBRINDO SEU ROSTO COM VÉU NO SEU PRIMEIRO ENCONTRO COM YITSCHAC.
 COBRIR OS CABELOS SIMBOLIZA A MODESTIA E A VIRTUDE DA MULHER JUDIA.O CASAMENTO DE YUTSCHAC COM RIVCA MARCOU O COMEÇO DO POVO JUDEU. IMITANDO O GESTO DE RIVCA,A NOIVA ATUAL ESPERA QUE SEJA IGUALMENTE MERECEDORA DAS BENÇÃOS DIVINAS NO SEU MATRIMÔNIO.

OUTRO MOTIVO DE SE COBRIR O ROSTO,DA NOIVA COM O VÉU,É A PRESENÇA DIVINA QUE IRRADIA DO ROSTO DA NOIVA,NESTE MOMENTO MOSTRAR QUE NO NOIVO NÃO ESTÁ INTERESSADO(EM SUA BELEZA FÍSICA VÉU) E SIM NA BELEZA ESPIRITUAL(ROSTO)
NO SEU CAMINHO PARA CHUPÁ O NOIVO,JUNTO COM OS SEUS ACOMPANHANTES,FAZ UMA RÁPIDA PARADA NUM LOCAL ONDE VESTIRÁ O KITEL MANTO BRANCO E PROSSEGUIRÁ ATÉ CHUPÁ SEGUIDO PELA NOIVA.
ACOMPANHADA PELAS DUAS MÃES,E PELAS DUAS MULHERES PRESENTES.

O CASAMENTO NO ALTAR
OS PAIS, QUE ACOMPANHAM O NOIVO E AO NOIVA ATÉ A CHUPÁ SEGURAM AS VELAS ACESAS.
JÁ QUE ,OS NOIVOS SÃO COMPARADOS A REIS DEVEM SER ACOMPANHADOS POR UM SEQUITO.
OS SÁBIOS CONTAM QUE NO CASAMENTO DO PRIMEIRO CASAL,OS ANJOS MICHAELE GAVRIEL ESCOLTARAM ADAM E O LEVARAM A´TE CHAVA.
OS ACOMPANHANTES QUE LEVARAM AS VELAS FICAMA ESQUERDA DOS NOIVOS.A MÃO DIREITA REPRESENTA A BONDADE E A ESQUERDA A FIRMEZA.
DIREITA E ESQUERDA REPRESENTAM BONDADE E FIRMEZA QUE SÃO CONTRABALANCEADAS PELO CASAL.SABER,DAR E NÃO PROCURAR SÓ RECEBER.

VELAS
AS VELAS,REPRESENTAM OS RELÂMPAGOS FAISCANDO DO MONTE SINAI,QUE ACOMPANHAVAM O POVO DE ISRAEL.
AS VELAS, TBM REPRESENTAM AS ALMAS DOS ANCESTRAIS ENTES QUERIDOS FAMILIARES,QUE SE REUNEM AO CASAL NESTA NOITE.

CHUPÁ- A CERIMÔNIA DO CASAMENTO JUDAICO
A CERIMÔNIA É REALIZADA A CÉU ABERTO,EM UMA TENDA,LEMBRANDO QUE A TENDA DE AVAHAM ERA ABERTA NOS QUATRO LADOS PARA ACOLHER HÓSPEDES DE TODAS AS DIREÇÕES.
SIMBOLIZA O DESEJO DE TER UM LAR ABERTO E ACOLHEDOR.
A TENDA(CHUPÁ) ,SIMBOLIZA QUE ESTAS DUAS ALMAS(NOIVOS) ESTAVAM INTERLIGADAS E UNIDAS.
FINALMENTE,ELAS SE ENCONTRAM E SE REÚNEM.ISTO EXPLICA A GRANDE ALEGRIA DE UM CASAMENTO.

7 VOLTAS
AO CHEGAREM NO CHUPÁ A NOIVA,OS PAIS E OS AVÓS CIRCUNDAM OS NOIVOS SETE VEZES,AS VOLTAS SÃO ALUSIVAS AOS SETE DIAS DE CRIAÇÃO.
RECORDA TBM AS SETE VEZES QUE AS TIRAS DO TEFILIN SÃO ENROLADAS NO BRAÇO DO HOMEM.ASSIM COMO OHOMEM SE LIGA ,EM AMOR Á DEUS,ASSIM ELE É AMARRADO EM SUA ESPOSA,DENTRE OUTRAS RAZÕES.
APOS TERMINAR AS SETE VOLTAS,A NOIVA FICA AO LADO DIREITO DO SEU NOIVO,EM SINAL QUE ESTARÁ AO SEU LADO PARA QUALQUER AJUDA.

KIDUSHIN-CONSAGRAÇÃO
JÁ QUE O CASAMENTO É EM MITSVÁ,PRECEITO DIVINO,UMA BENÇÃO É RECITADA ANTES DA SUA EXECUÇÃO.

QUEBRA DAS TAÇAS

O ATO FINAL, DA CERIMÔNIA É QUEBRAR EM COPO OU AS TAÇAS ,LEMBRANDO A TODOS A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO SAGRADO DE JERUSALÉM.E CONTINUAR A ALMEJAR SUA RECONSTITUIÇÃO.
AO SOM, DO COPO QUEBRADOA ATMOSFERA SOLENE É INTERROMPIDA, E SUBSTITUÍDA PELAS DANÇAS.TODOS, DEVEM ANIMAR OS NOIVOS,EXPRESSANDO A ALEGRIA.

RESUMO :MAI
FONTE:CHABAD.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário